A Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fundada em 2007 por descendentes de Hilária Batista de Almeida (1854-1924), tem como missão a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, através de atividades culturais, direcionadas à educação, saúde, defesa da mulher, desporto e meio ambiente. Sua presidente Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, representa quatro gerações inseridas de corpo e alma no florescimento da cultura afro-fluminense.

BATUKE DE CIATA


Criado em 2010, o Batuke de Ciata já está em sua terceira formação e se apresenta em eventos culturais com ou sem cache. Os sambistas são incentivados a dedicar-se ao aperfeiçoamento musical e a pesquisar e compreender as raízes do samba, A ORTC ajuda a produzir cada formação do grupo e dá apoio agendando a sua participação em eventos. O grupo teve diversas apresentações no Clube Bola Preta, inclusive para comemorar o aniversário de 70 anos de Nanci Moreira com participação especial de Paulo Henrique Mocidade. Os vídeos estão no canal Youtube da ORTC.

Em 2015 a ORTC convidou o Mestre Riko, incansável pesquisador de ritmos, para formar o Bloco Batuke de Ciata, no mesmo ano o bloco entrou para a Liga de Blocos da Região Portuária e ganhou uma logo. Mestre Riko foi fundador coordenador e é professor de percussão popular da escola de música Villa Lobos, fundador e regente da primeira e maior bateria feminina do Brasil "Fina Batucada"; foi premiado com estandarte de ouro no Jornal o Globo como melhor bateria de escola de samba do grupo mirim carnaval 2003; participou do documentário ritmos do mundo, filmado pela BBC exibido em Londres, tocando diversos instrumentos de percussão no programa dirigido por George Martin, arranjador dos Beatles.
O Bloco Batuke de Ciata desfilou no Carnaval de 2016 e 2017, no Pequena África (Porto Maravilha), sob a regência de Mestre Riko. O Bloco é constituído por 180 mulheres e 20 homens ritmistas. Em abril de 2016, participou do encontro de Blocos, na quadra do Bloco Ares Vizinha Faladeira para comemorar o Bi-campeonato da Vizinha.

Foto da esquerda apresentação das bandeiras dos Blocos na Pç. Mauá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário