A Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fundada em 2007 por descendentes de Hilária Batista de Almeida (1854-1924), tem como missão a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, através de atividades culturais, direcionadas à educação, saúde, defesa da mulher, desporto e meio ambiente. Sua presidente Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, representa quatro gerações inseridas de corpo e alma no florescimento da cultura afro-fluminense.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lavagem do Sambódromo !!!

Como tradição, sempre no final de semana anterior ao carnaval, as baianas das escolas de samba participam da lavagem do Sambódromo, no Rio de Janeiro. Ao som de vários sambas, grupos de baianas, crianças , porta-bandeiras e Gracy Mary Moreira, bisneta de nossa matriarca do Samba Tia Ciata,  desfilaram pela Passarela do Samba, com palmas, folhas de arruda, defumador, vassouras e água de cheiro, para preparar o local para a grande festa que começa na próxima sexta-feira (13). 

Além da Lavagem, a  festa iniciou as comemorações carnavalescas dos 450 anos do Rio. O evento contou com a presença do cantor Dudu Nobre, além do ator Milton Gonçalves e do Padre Antonio, que abençoou o cortejo. Antes, representantes da umbanda e do candomblé dançaram vestidos de Oxossi (que representa a figura de São Sebastião, padroeiro da cidade no sincretismo) e Oxum.

Gracy Mary Moreira, Milton Cunha e Maria Moura, à frente da lavagem.


                                               Baianas com muita água de cheiro!


                                           Gracy e a Irmã Olívia                  
Foto de Gracy Mary Moreira.
 Nossa Presidente Gracy com o Prefeito do Rio Eduardo Paes


Foto de Gracy Mary Moreira.
                                    Ruth Pinheiro,  Gracy e Vanda Ferreira


                                           Evolução das Baianas!!!

                                      Representando a tradição Gracy Mary Moreira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário