A Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fundada em 2007 por descendentes de Hilária Batista de Almeida (1854-1924), tem como missão a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, através de atividades culturais, direcionadas à educação, saúde, defesa da mulher, desporto e meio ambiente. Sua presidente Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, representa quatro gerações inseridas de corpo e alma no florescimento da cultura afro-fluminense.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O CORDÃO DA BOLA COMEMORA 94º ANIVERSÁRIO.

Um dos mais tradicionais blocos de carnaval do Rio, o Cordão da Bola Preta antecipou a comemoração do seu aniversário e marcou a festa para esta sexta-feira (28) no Centro do Rio. O bloco símbolo do carnaval de rua carioca completa 94 anos no próximo dia 31, mas para não conflitar com a festa de réveillon sempre agenda a celebração especial para antes desta data.

A programação de aniversário terá inicio às 10:30 horas, com missa em ação de graças na Igreja e São Jorge, na Praça da República. Às 19h, desfile pré-réveillon na Avenida Rio Branco, saindo da esquina da Avenida Presidente Vargas em direção à Cinelândia, com os bambas da Banda do Cordão da Bola Preta interpretando marchinhas de carnaval e sambas-enredos para garantir animação dos foliões. Às 21h, a Banda do Cordão se junta à Turma do Estácio com participação especial de Monarco da Portela para o Baile pré-réveillon no Centro Cultural da Bola Preta, na Rua da Relação, 3, Lapa. O ingresso é R$20 e a censura 18 anos.

“São mais de 30 anos de tradição dessa festa bonita que celebra a vida, a nossa gente, e ainda, um novo ano sempre cheio de expectativas para o Cordão. E 2013 promete”, diz Pedro Ernesto Marinho, presidente do bloco.

O entusiasmo do presidente contagia toda a Diretoria que comemora, inclusive, a revitalização da sede do Cordão no próximo ano. O local ganhará obras da Riourbe - Empresa Municipal de Obras, com previsão para início em março, com criação ainda de um Centro Cultural, com restaurante e centro de memória.

"Teremos alguns projetos voltados para a comunidade em vários pontos do Rio que acontecerão durante o período que a sede estará em obras. Mas, por hora, as energias estão voltadas para o carnaval. Este ano, recebemos 2,2 milhões de pessoas, amigos de fé do Cordão, com organização e segurança. A expectativa é ter mais foliões em 2013 e, por isso, precisamos de atenção total para planejamento e garantia de ordem, segurança e muita alegria para todos.", finaliza Marinho.

Mais informações sobre a programação de aniversário, eventos e agenda do Cordão da Bola Preta pelos telefones: 21 2240-8049 e 21 2240-8099.

Serviço:
Comemoração do 94º aniversário do Cordão da Bola Preta
Data: Sexta-feira (28.12)
Programação:
10:30h – Missa de Ação de Graças na Igreja de São Jorge (Praça da República)
19:00h – Desfile Pré-Reveillon na Avenida Rio Branco (saída da Avenida Presidente Vargas em direção à Cinelândia)
21:00h – Baile Pré-Reveillon no Centro Cultural Cordão da Bola Preta (Rua da Relação, 3 – Lapa) – com apresentação da Banda do Cordão e da Turma do Estácio, além de participação especial de Monarco da Portela. Ingresso: R$20. Censura 18 anos.

Assessoria:
Bel Duarte - 21 8615-4042

Nelson Vasconcelos - 21 8138-0192






Nenhum comentário:

Postar um comentário