A Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fundada em 2007 por descendentes de Hilária Batista de Almeida (1854-1924), tem como missão a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, através de atividades culturais, direcionadas à educação, saúde, defesa da mulher, desporto e meio ambiente. Sua presidente Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, representa quatro gerações inseridas de corpo e alma no florescimento da cultura afro-fluminense.

domingo, 24 de junho de 2012

Primeira turma a se Formar do PEJA da E. M. Tia Ciata.

Segunda-feira, 18/06/2012                   Fonte:Rio Educa

O PEJA é  a Educação de  Jovens e Adultos - uma modalidade de ensino voltada para aqueles que, por motivos diversos,  não puderam  completar seus estudos.  Com o objetivo de enfrentar este desafio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vem construindo, em parceria com os diretores e  professores da rede, ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.


A equipe de professores da Escola Municipal Tia Ciata está orgulhosa, pois aconteceu a primeira formatura da Turma de Peja de sua unidade. A Professora  Alessandra Souza escreveu um relato  contando como foi a  formatura. O Rioeduca tem a honra de compartilhar com os leitores  as palvras emocionadas de Alessandra:



"A conquista do diploma de conclusão do Ensino Fundamental ganha maior relevância no âmbito da EJA, já que o alunado, em sua maior parte, é formado por pessoas que, de alguma forma, acabaram por excluídas do ensino regular. Daí o desafio em não reproduzir modelos discriminatórios e articular os saberes construídos em outros espaços.


Além disso, como ressaltou a aluna Bianca Viteli em seu discurso de formatura, estudar à noite, após um longo dia de trabalho, exige dose extra de esforço, já que a ideia de desistência e o fantasma do fracasso surgem a cada obstáculo.


E para manter os estudantes nessa luta  é imprescindível o papel do professor, apoiando, mediando, mostrando a aprendizagem formal como um caminho possível. Nesse particular, a equipe de docentes da E. M. Tia Ciata tem grande expertise, pois atua no ramo há muitos anos.


Sob este aspecto e com base no estudo citado, percebe-se a necessidade de um olhar especial sobre os PEJA e a importância de sua expansão, encarando-se a Educação como meio de diminuição da desigualdade social.


A turma 164-3/2012 foi a primeira a concluir o PEJA da E. M. Tia Ciata, inaugurado nesse ano. Por isso, a vitória desses alunos tem sabor ainda mais especial. De qualquer forma, como bem destacado pelo paraninfo da turma, Prof. José Fernando Napoleão, esta foi apenas uma etapa concluída: em cerca de 3 anos aguardamos notícias ainda melhores: a de conclusão do Ensino Médio e, porque não, de ingresso no Curso Superior."



O Rioeduca parabeniza os  formandos da turma 164-3/2012

por mais esta conquista:


Nenhum comentário:

Postar um comentário