A Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata (ORTC), fundada em 2007 por descendentes de Hilária Batista de Almeida (1854-1924), tem como missão a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico e artístico, através de atividades culturais, direcionadas à educação, saúde, defesa da mulher, desporto e meio ambiente. Sua presidente Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, representa quatro gerações inseridas de corpo e alma no florescimento da cultura afro-fluminense.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

V MOSTRA CULTURAL - ILE ASÈ ÒGÚN ÀLÁKÒRÓ

Não perca a V Mostra Cultural
Segue a Programação!

09:00 hs - Cerimônia de Abertura

10:00 hs – Palestra - Ensino e pesquisa sobre o continente africano
Profª. Dr.ª. Edna Maria dos Santos - Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenadora Adjunta do Programa de pós-graduação em História da UERJ e Coordenadora Geral do Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino do Instituto de filosofia e Ciências Humanas da Universidade. É membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Consultora da FAPERJ;

10:40 hs – Desfile – A moda que vem da África - Mostrando a influencia das roupas africanas na moda atual.

11:00 hs - Palestra – A Importância da Cultura Afro na Educação
APPH-Clio – A Associação de Professores e Pesquisadores de História foi fundada em 15 de julho de 1999 com o objetivo de incentivar a formação acadêmica na área das Ciências Humanas entre os moradores da Baixada Fluminense, fomentar e difundir ações no campo da cultura, alem de promover eventos voltados para a implementação de políticas públicas no campo da Educação e Cultura.

11:50 hs – Dança - Apresentação das crianças do 5º Ano da Escola Munic. Profª Maria da Paz de Santana dos Santos.
12:30 hs – Intervalo – Visita às barracas - Exposição e venda de artigos confeccionados no Ile Ase Ogun Alakoro.

14:00 hs - Palestra – A Escola de Samba – Um Terreiro na Avenida.
Profª. Dr.ª. Helena Theodoro - Mestre em Educação (UFRJ). Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Tecnologia Educacional pela Fundação Konrad Adenauer – Alemanha. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRJ. Coordenadora do NEAB/Desup//FAETEC. Coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da UVA, Professora da Disciplina Universo do Carnaval na Pós de Figurino e Carnaval – UVA, e da Disciplina Metodologia da Pesquisa da Pós-graduação em Criação e Design de Carnaval da UVA. Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro do RJ (CEDINE) da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Vice-Presidente do Fundo ELAS

14:50 hs - Dança – Raízes Que Dançam - Grupo de dança do Ase Ogun Alakoro.

15:10 hs – Palestra - A Influencia do Orisa no Corpo Humano
Paulo José D’Ogun - Babalorisa do Ase Ogun Alakoro, Paulo José dos Reis, nascido no Estado do Rio de Janeiro, iniciado na Raiz do Ase Opó Afonjá, filho de Oba Tayo e Ogun Tosi, neto de Osun Miwa, bisneto de Oba Biyi, Tajuoba no Ile Opo Ogodo. Professor, Terapeuta especializado em cromoterapia. Tem como objetivo principal explicitar e resgatar as verdadeiras Raízes do Culto Afro..

16:10 hs – Workshop de Rítimos Africanos .
Bruno Onilú – Percussionista e pesquisador de ritmos afros, professor de percussão no Grupo Cultural Afroreggae e projeto Criança Esperança, usando como base as técnicas tradicionais dos países da África.

17:30 hs – Atração musical – Banda Kizuwanda.

19:00 hs – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário